A importância do discurso

13 Flares Twitter 5 Facebook 5 Google+ 3 13 Flares ×
Discurso

Outro dia assistia ao seriado The Big Bang Theory, e soltaram perto de mim a seguinte pérola: Não entendi a piada. Então, pensei: Essa série não é pra qualquer um!

Para se compreender os diálogos ali presentes, a pessoa tem que entender um pouquinho de ciências, tecnologias e até HQs. Lembrei também de um momento em minha infância em que discutia arduamente com meus amigos qual macete seria mais eficaz nos jogos de videogame, e quando algum adulto assistia a esse momento, não se enquadrava, e consequentemente não entendia nada.

E esse tipo de incompreensão frequenta nossa internet diariamente, as pessoas querem dar sua opinião de qualquer jeito e maneira, sem base ou teoria, essa tal senso comum né… O ato de escrever algo é imaginar ser o alvo de críticas, entretanto, alguns nem isso sabem fazer.

Qual o resultado disso? Sua opinião não será nem lida, sua inabilidade de escrever e de afirmar suas opiniões serão levadas com o vento. E é exatamente para isso que o discurso serve, só pra lembrar: (discurso: exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor).

Não estamos mais no momento em que todas as opiniões são ouvidas, então, por favor, se acredita realmente no que está falando articule as palavras de uma maneira na qual faça sentido, o antiquado “eu acho” não rola mais. Se concordar enfatize o porquê, e se discorda, argumente de uma maneira em que suas opiniões realmente sejam fortes o suficiente para legitimar suas ações.

Não banalize sua opinião, pois, algumas vezes, será a única coisa que você terá em determinadas situações.

Autor: Elbert Agostinho

Nascido em 1985, carioca, gosta muito de escrever e provocar, seus textos carregam uma leve dose de ironia. Alguns dizem que se formou em ciências humanas, mas as informações sobre ele são restritas, suas análises se configuram por um amplo olhar social, tem um certo fascínio por desenhos animados e cinema.

Compartilhe esse post no

Envie Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

13 Flares Twitter 5 Facebook 5 Google+ 3 13 Flares ×