Vinho

Um copo de vinho equivale a 30 minutos de exercício

Vinho

Se você tem o costume de fazer exercícios toda semana, saiba que o vinho pode ajudar nessa tarefa. É o que descobriram os cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, liderados pelo professor Jason Dyck.

Segundo eles uma taça de vinho equivale a trinta minutos de exercício físico de resistência, como a corrida. O responsável por isso é uma substância presente no vinho chamada Resveratrol, que já é famosa por beneficiar o sistema circulatório e ajudar na prevenção de doenças como o Alzheimer.

O novo estudou foi realizado durante 12 semanas em camundongos, e os dados mostraram que os animais que receberam uma dieta com altas doses do composto apresentaram melhor desempenho durante a atividade física. Dessa forma o composto poderia minimizar os efeitos do sedentarismo, pois evita que os músculos envelheçam e aumenta a densidade dos ossos.

Mas calma, não é para substituir o exercício pelo vinho, é juntar os dois, ter uma vida saudável e beber uma taça de vinho todos os dias. Os estudiosos afirmam que a combinação do vinho com o exercício aumenta os efeitos benéficos da atividade física sozinha.

“O resveratrol pode ajudar populações de pacientes que querem se exercitar, mas são fisicamente incapazes. O antioxidante pode imitar os benefícios do exercício para eles ou melhorar os resultados da modesta quantia de atividade que eles podem fazer”, observa Dyck.

Os cientistas agora estão testando o resveratrol em diabéticos com insuficiência cardíaca, eles querem descobrir se o composto pode melhor a função cardíaca para esses pacientes e melhorar a qualidade de vida deles.

Se comprovado o estudo com pessoas, os pesquisadores desejam isolar o composto e fazer uma pílula de resveratrol. Mas enquanto isso não sai, a solução é apreciar um bom vinho.

Atualização: A pílula de resveratrol já está no mercado, segundo uma leitora, que afirma comprar numa farmácia de manipulação, é vendida 60 capsulas para durar 2 meses pelo preço de 70 reais.

Fonte: Desafio Final, Isaúde, ADEGA

Nerd, escreve frases sobre suas decepções amorosas e tenta entender como a vida funciona. Apaixonado por internet, tecnologia, música, negócios, psicologia e principalmente mulheres. Gosta de definir o rumo de sua vida e dedica boa parte de seu tempo a escrever nesse blog. Além disso, é escritor, publicou o romance Desilusões Apaixonadamente Amorosas e os contos O Menino Que Cantarolava e Desejo de Sombras. Twitter: @LucianoJuniors


  • Carlos

    Pronto, ferraram com as acadêmias!!!!!!!

    • http://www.ominutodosaber.com/ Luciano Junior

      Carlos,
      O vinho não substitui o exercício, ele é apenas um auxiliar.