O que significa MC e DJ?

17 Flares Twitter 4 Facebook 9 Google+ 4 17 Flares ×
Anitta

É muito comum hoje em dia ver artistas que carregam essas duas siglas em seus nomes artísticos. É DJ para cá, MC para lá. E muitas vezes, se não o tempo todo, não sabemos o que isso quer dizer. Você pensa que MC é só quem canta funk, e DJ é só aquele cara da balada, mas não é.

MC

O acrônimo MC deriva da palavra em inglês Masters of Ceremony, que em português significa Mestre de Cerimônias. E pelo nome podemos perceber que um MC (pronuncia-se emici) não é apenas aquele que canta funk, é na verdade, qualquer artista que comanda um evento. Pode ser um apresentador de um evento, que não precisa necessariamente ser um evento musical, ou mesmo um cantor de qualquer estilo, incluindo o funk. O trabalho do MC é falar com a plateia em geral, fazendo com que o evento mantenha um movimento.

Esses mestres de cerimônias não são de hoje, acredita-se que na antiguidade em algumas cortes europeias e asiáticas, eles já faziam seu trabalho. Eram responsáveis pela realização de cerimônias imponentes, como a coroação e recepções de embaixadores estrangeiros.

Na música os MC surgiram lá na Jamaica, quando os DJs (que vamos aprender daqui a pouco) tocavam as músicas e os MCs pegavam os microfones e falavam, animando o público. Neste momento o DJ estava presente somente nos salões de dança durante o dia, incentivando os dançarinos e promovendo os sistemas de som nos quais foram aparecendo.

Mas foi somente nos Estados Unidos, anos depois, que os MCs passaram a ser conhecidos como são hoje. Eles começaram por lá no hip hop, como um artista ou cantor que normalmente compunha e cantava seu material próprio e original. No Brasil MC tornou-se sinônimo de cantor de funk, porém existem muitos outros MCs que não usam a sigla, eles preferem ser conhecidos apenas como mestre de cerimônia. Esse é o apresentador de um evento, que tem a função de entreter um público. Não necessariamente um cantor ao fazer um show é um MC, se ele não interagir com um público, é apenas um cantor. E para você saber, até o Oscar tem os MCs.

DJ

A sigla DJ significa em inglês disc jockey, em português seria disco-jóquei. Jóquei, além de ser o profissional que monta cavalos de corrida, também é uma gíria que revela alguém que opera específicos carros, máquinas, ou dispositivos. Então disc jockey seria mais ou menos, numa tradução literal, aquele que opera o disco. O trabalho do DJ (lê-se di djei, e não dji djei como alguns pensam) é selecionar e rodar as mais diferentes composições, previamente gravadas para um determinado público-alvo, trabalhando seu conteúdo e modificando quando necessário.

O disco jóquei surgiu como aquele locutor de rádio que colocava as músicas no gramofone, posteriormente o long play, mais tarde compact disc laser (CD), e atualmente empregam o uso do mp3. Com o passar do tempo o nome foi encurtado somente para DJ.

Hoje em dia há diversos fatores envolvidos no mundo dos DJs, eles escolhem as músicas de acordo com o público-alvo, e utilizam diferentes ferramentas para suas apresentações. Uns tocam em disco de vinil, outros usam CDs, outros utilizam laptop (emulando com softwares), outros usam o CD DJ player, entre outras ferramentas. Alguns também produzem suas próprias músicas, como Armin van Buuren (atual melhor DJ do mundo), Zedd e David Guetta. Existem também os VJs, que fazem o mesmo trabalho dos DJs só que usando vídeos.

Existe uma grande discussão no mundo dos DJs sobre celebridades e pessoas que de repente resolvem discotecar. Primeiro deixamos bem claro que qualquer um pode ser DJ, basta que você selecione as músicas no seu computador e coloque-as para tocar em uma festa. Porém não será possível para um leigo fazer aquelas mixagens, e tudo àquilo que a música eletrônica pode fazer. Ou seja, qualquer um pode ser um DJ, mas só alguns vão ser realmente de qualidade, e conseguirão tocar nos maiores festivais do mundo, como o Tomorrowland, maior festival de música eletrônica do planeta.

Gostou de descobrir o que essas siglas significam? Sugira para gente outras siglas que intrigam sua cabeça.

Fonte: Significados (1), Wikipédia (1), Significados (2), Wikipédia (2)

Autor: Luciano Junior

Nerd, escreve frases sobre suas decepções amorosas e tenta entender como a vida funciona. Apaixonado por internet, tecnologia, música, negócios, psicologia e principalmente mulheres. Gosta de definir o rumo de sua vida e dedica boa parte de seu tempo a escrever nesse blog. Além disso, é escritor, irá publicar o romance Desilusões Apaixonadamente Amorosas e já é autor de O Menino Que Cantarolava e Desejo de Sombras. Twitter: @LucianoJuniors

Compartilhe esse post

4 Comentários

  1. Ah eu sempre achei que Mc significava maconheiro comum.

    Responder
  2. M.C. Macaco de cerimonia.
    D.J Doente jogado

    Responder
    • Boaah kk

      Responder
  3. MC = Eu jurava que significava Muito Chato, pois todos eles são.

    Responder

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

17 Flares Twitter 4 Facebook 9 Google+ 4 17 Flares ×